Livros para quem quer se aprofundar em Gestão de Projetos de P&D

O estudo de gestão de Projetos de P&D há 35 anos e existem diversos livros clássicos na área para quem está iniciando ou quer se aprofundar no tema. Gostaria de deixar aqui algumas dicas

1-     “Strategic Management of Technology and Innovation” Burgleman, Christensen & Wheelwright – O livro é dividido em 5 partes: 1- Integrando Tecnologia e estratégia; Planejando e Implementando Estratégias Tecnológicas; 3- Promovendo a Estratégia Tecnológica – Desenvolvendo Capacidades Inovativas nas Empresas; 4- Promovendo a Estratégia Tecnológica – Criando e Implementando uma Estratégia Tecnológica; 5- Desafios Tecnológicos para Firmas já Estabelecidas. Para mim foi e continua sendo uma excelente referência. Explica conceitos, técnicas, ferramentas e processos de gerenciamento para facilitar inovações tecnológicas de sucesso.

2-      “Third Generatio R&D – Managing the Link to Corporate Strategy” Russel, Saad & Erickson – É um livro mais antigo, mas continua sendo uma excelente referência. Estabelece os princípios orientadores de uma abordagem de terceira geração para gerenciar P&D. Articula as questões que qualquer empresa deve considerar ao decidir como definir sua estratégia global de tecnologia, definir metas e prioridades do projeto, alocar recursos entre os esforços de P&D, equilibrar o portfolio de P&D, medir resultados e avaliar o progresso

3-     “Innovation Management: Strategy and Implementation Using the Pentathlon Famework” Goofin & Mitchell – O livro descreve uma abordagem desenvolvida pelos autores para gerenciamento de inovações/P&D. O que considero interessante na abordagem é que diferente de muitas abordagens clássicas que estão preocupadas só com o desenvolvimento do produto/serviço aqui os autores colocam a importância da Estratégia por um lado e pessoas e organização pelo outro com suportes para garantir o sucesso do gerenciamento do projeto,

4-     “Portfolio Management for New Products” Cooper, Edgett, & Kleinschmidt – O livro descreve uma abordagem prática para gerenciar o portfólio do produto de uma empresa investindo para se ter o crescimento máximo no longo prazo. Ele oferece aos gestores novas estratégias para avaliar e realinhar suas atuais operações de P&D; determinar quais produtos são mais dignos de alocação de recursos; projetar e implementar um processo de gestão de portfólio; maximizar o valor de seu portfólio; e reconhecer e resolver os desafios à medida que surgem

5-     “Commercializing New Technologies – Getting from Mind to Market” Jolly – O livro defende uma nova abordagem à gestão da inovação com base na criação de valor em todas as fases, envolvendo um elenco de constituintes internos e externos – a comunidade científica, acionistas, financiadores, fornecedores e clientes.
6-     “Reinventing Project Mangement – The Diamond Approach to Successful Groth and Innovation” Shenhar e Dvir – Esse livro apresenta uma abordagem diferenciada para o gerenciamento de projetos e acrescenta novos elementos que não só custo e prazo para analisar, planejar e gerenciar projetos. A chamada abordagem “Diamond” se baseia em quatro critérios (complexidade tecnológica, novidade para o mercado, Complexidade organizacional e prazo) para definir como gerenciar riscos e também para definir uma abordagem correta para gerenciar os projetos. Usei muito esse livro com um outro do autor

7-      “Linking Project Mangement to Business Strategy” Shenhar, Miloseviv, Dvir & Thamhain – O livro aborda a necessidade de um alinhamento entre o gerenciamento de um projeto com a estratégia da empresa. O sucesso do projeto é um conceito multidimensional. O sucesso estratégico não pode ser medido apenas pelo cumprimento de metas da tripla restrição tradicional de escopo, tempo e recursos.

8-      “Roadmapping – Uma abordagem Estratégica para o gerenciamento da Inovação em Produtos, Serviços e Tecnologia” Oliveira, Freitas, Fleury, Rozenfeld, Phaal & Probert – Esse livro apresente o conceito de Roadmap tecnológico que permite que você faça a correta conexão entre os as tecnologias a serem desenvolvidas (os requisitos do projeto) com requisitos dos produtos e com os requisitos do mercado.

9-     “A Startup Enxuta” Eric Ries – Na vanguarda do empreendedorismo, o autor criou uma abordagem revolucionária para administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.

10-     “Startup: Manual do Empreendedor – O Guia Passo a Passo para Construir uma Grande Empresa” Blank & Dorf . É um guia passo a passo abrangente que orienta startups na direção correta. Ele encaminha os empreendedores através do processo de Desenvolvimento de Clientes, que os faz deixar o escritório e ir às ruas, onde os clientes estão para desenvolver produtos vencedores que os cliente irão comprar.
Além desses livros, estudei e venho estudando vários outros na área de Inovação. Mas essas dicas ficam para um próximo texto.

 

11- Management of Technology: Roadmaping & Development” Oliver L. De Wek – É um excelente livro para entender todo o contexto que envolve gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento desde a modelagem do problema, diferentes abordagens para gestão da tecnologia, incluindo a necessidade de gerenciar seus desenvolvimentos através da gestão de propriedade intelectual, até avaliação de diferentes tecnologias a serem abordadas no futuro

Aproveitem!

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